Serviços

Qualificação Térmica

Qualificação Térmica: tudo o que você precisa saber!

A maioria das pessoas nem imagina que muitos produtos e equipamentos utilizados por elas passam por uma uma série de avaliações antes de serem considerados seguros e aprovados para a venda.

Um desses testes é chamado de Qualificação Térmica, muito importante e responsável por agregar, até mesmo, maior bem-estar, tanto para as pessoas quanto para as empresas.

Se você está em dúvida sobre o que significa, ou se realmente é necessário contratar o serviço de qualificação térmica para o seu negócio, fique tranquilo. Leia  esse conteúdo na íntegra que você vai entender facilmente a sua importância.

Saiba o que é Qualificação Térmica

A Qualificação Térmica visa assegurar, por meio de prova documental, que o equipamento térmico utilizado na empresa realmente leva ao resultado esperado. Para isso, são realizados testes que indicam temperatura, umidade e pressão dentro do equipamento, e também no ambiente em que ele está inserido.

Realizando todo o procedimento para obtenção, registro e interpretação de resultados requeridos, a qualificação térmica é feita de forma integrada, desde a calibração ao relatório final.

Os relatórios gerados  são conclusivos, de fácil interpretação e atendem os requisitos das principais normas nacionais e internacionais, como: Anvisa, Mapa e Redes Metrológicas, por exemplo.

Assim, todos os equipamentos térmicos que causem efeito na qualidade do produto final devem passar por um processo denominado Qualificação Térmica.

Conheça as 4 Etapas da Qualificação Térmica

1. Qualificação de Projeto (QP)

O primeiro passo na jornada da qualificação térmica é avaliar se a estrutura do projeto está OK. Dessa forma, a qualificação de projeto é um ponto determinante para comprovar que os desenhos, layouts e demais aspectos estão em conformidade com as especificações e metas pré-estabelecidas.

A qualificação de projeto visa atender às normas e recomendações vigentes, e engloba requisitos de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001, ISO 17025, BPF, BPL, Anvisa).

2. Qualificação de Instalação (QI)

Mas de nada adianta investir em um equipamento de qualidade se a instalação não for realizada de forma a aproveitar a máxima capacidade do aparelho. Por isso, a qualificação térmica inclui outra determinação essencial: a Qualificação da Instalação.

Ela atesta toda a parte elétrica, fios, cabeamento, voltagem e a estrutura dos demais componentes relacionados à instalação para assegurar o funcionamento adequado da máquina.

Contudo, ao contrário do que muita gente imagina, a instalação não costuma ser a parte mais fácil, já que existem determinados aspectos decisivos que precisam ser levados em consideração.

É o caso da localização do aparelho, distância entre o motor a parede, por exemplo, contato com fontes de calor, possibilidade de exposição ao sol e demais exigências que, se não adotadas, o desempenho do material pode ser impactado.

Como você pode ver, a qualificação de instalação atesta muitos fatores relevantes, além da questão elétrica. Isso, sem avaliar ainda a hipótese da parte térmica do material estar em pleno funcionamento, ou não.

Essa avaliação será realizada na próxima etapa, continue a leitura.

3. Qualificação de Operação (QO)

Já na Qualificação de Operação, é hora de testar os botões e a resposta que a ferramenta emite aos comandos fundamentais, como ajuste de temperatura, chave de liga/desliga – entre outras funções que variam de acordo com o tipo de máquina avaliada.

Aqui, é verificada a capacidade do equipamento em produzir calor ou frio, e se alcança o objetivo de chegar em determinada temperatura para o qual foi designado será testada a seguir.

4. Qualificação de Desempenho (QD)

Para conferir se a máquina conquista a temperatura estipulada, e ainda, se consegue manter esse nível térmico, existe o acompanhamento da Qualificação de Desempenho (ou de Performance), a terceira e última fase da qualificação térmica.

Será que sua geladeira ou freezer alcança determinada temperatura e se mantém nela, ou varia, com picos de aumento ou queda fora da escala desejada? Isso pode causar danos nos alimentos que você mantém dentro desses eletrodomésticos.

Trazendo essa ideia ao ramo corporativo, a conservação de muitos medicamentos depende de aparelhagens que demandam a qualificação térmica. É o caso de um refrigerador usado para armazenar vacinas, por exemplo, mas está danificado a ponto de apresentar variações bruscas de temperatura e prejudicar a composição da fórmula.

Tudo isso é cuidadosamente examinado pela qualificação de desempenho, sobretudo se o aquecimento/refrigeração é uniforme dentro do compartimento da máquina, ou se está falhando e se concentrando em determinadas áreas.

Isso vale também para as vacinas, pois se algumas ficam na parte não refrigerada, evidentemente não poderão ser utilizadas sob o risco de não atingir a conservação recomendada.

Portanto, a qualificação de desempenho é uma conferência completa, com carga cheia e vazia (equipamento com itens e descoupado). Essa observação é necessária para descobrir se, com os produtos em seu interior, os aparelhos apresentam algum tipo de sobrecarga ou desgaste.

Descubra a importância da Qualificação Térmica

Muitos exemplos da utilização da qualificação térmica ressaltam sua importância para o bem estar das pessoas.

Ela pode estar presente em salões de beleza; ramo alimentício; indústria farmacêutica; fabricante de cosméticos; hotéis (para esterilizar artigos de cama/mesa/banho); hospitais; consultórios médicos, odontológicos, centros de saúde e veterinários.

Mas você pode estar pensando: como a qualificação térmica pode ser relevante para estes estabelecimentos? Simples, ela é fundamental para qualidade sanitária de muitos instrumentos, como:

  • Materiais de manicure/pedicure;
  • Utensílios para alimentação;
  • Medicamentos;
  • Lençóis e toalhas;
  • Instrumentos cirúrgicos e odontológicos;
  • Além de outros materiais médicos.

A higienização pode ser feita no autoclave, equipamentos menores, ideais para esterilizar poucos instrumentos. Ou fornos e estufas.

Sem conferência e ajuste térmico, essas máquinas podem não realizar a  desinfecção dos objetos adequadamente, provocando epidemias e colocando em risco os que lidam diretamente com eles.

Também é o caso das lavadoras e Termodesinfectoras utilizadas em hospitais e hotéis e estabelecimentos com serviço de hospedagem, afinal, a quantidade de bactérias, fungos e microrganismos que as roupas de cama contém pode ser alta.

Em todos estes modelos mencionados, é necessária a alta temperatura para evitar infecções, incluindo as hospitalares, e garantir o sucesso dos serviços ou produtos oferecidos.

Outra forma de esterilização é a refrigeração por meio de freezers ou câmaras frias onde ficam armazenadas as vacinas e as bolsas de sangue. Portanto, seja em alta ou baixa temperatura, a qualificação térmica é, de fato, imprescindível para a saúde das pessoas.

Confira a Qualificação Térmica de Equipamentos

Mas não são só a autoclave, estufa, freezer e câmara fria que devem ser avaliados termicamente. A Medição Soluções Metrológicas realiza os testes necessários também para:

  • Qualificação Térmica de Estufa;
  • Qualificação Térmica de Autoclave;
  • Qualificação Térmica de Banho Maria;
  • Qualificação Térmica de Freezer;
  • Qualificação Térmica de Geladeira;
  • Qualificação Térmica de Câmara Climática;
  • Qualificação Térmica de Câmara de Conservação;
  • Qualificação Térmica de Câmara de Maturação;
  • Qualificação Térmica de Incubadora;
  • Qualificação Térmica de Mufla;
  • Qualificação Térmica de Refrigerador;
  • Qualificação Térmica de Lavadora;
  • Qualificação Térmica de Termodesinfectora;
  • Qualificação Térmica de Sala de Estabilidade.

Apesar da enorme versatilidade e demanda pela qualificação térmica, lembre-se de optar por um Laboratório que lhe assegura máxima confiabilidade!

Encontre um Laboratório perto de você

Até aqui você já aprendeu o que é qualificação térmica, as fases desta avaliação, sua importância e onde é aplicada.

Contudo, antes de contratar um serviço de qualificação térmica é preciso avaliar os laboratórios que efetuam a medição dos equipamentos mencionados.

Para isso, entre em contato com a Medição Soluções Metrológicas – uma empresa com destaque e referência nacional – e solicite a Qualificação Térmica com quem realmente entende do assunto!

Indicamos o estabelecimento ideal que fornece serviços de medição abrangentes, conforme a necessidade de nossos clientes.

Com anos de experiência e profissionais altamente qualificados que viabilizam a implementação de testes confiáveis, a Medição garante alta qualidade do serviço, entrega dentro do prazo e equipamentos de medição precisos!

Conte com a qualidade Medição e realize um orçamento no laboratório mais próximo de você.

Navegue em nosso site para conhecer os laboratórios e saber mais!

Entre em contato com um laboratório
Voltar